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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE)

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Ord. Artigo Publicados   Periódico
1 Gestão e Inovação na Organização do Trabalho: Uma Abordagem sobre as Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), Fortaleza-CE, v. 7, n.1, p. 23-36, 2001.
2 Gestão e Inovação na Organização do Trabalho: uma Abordagem Histórico-Teórico-Crítica e Implicações em Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. REAd. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre-RS, n.19, 2001.
3 Inovação na Gestão Organizacional e Tecnológica: Conceitos, Evolução Histórica e Implicações para as Micro, Pequenas e Médias Empresas no Brasil. Revista Produção Online, FLARIANÓPOLIS-SC, v. 3, n.2, 2003.
4 Avaliação de Programas Gerenciais de T&D: Uma Proposta de Metodologia Flexível em Construção. Revista Eletrônica de Administração & Negócios, PORTUGAL, 2003.
5 Educação Empresarial: Uma Proposta de Taxonomia para Programas Educacionais Aplicados às Organizações. Revista da Faculdade Christus, Fortaleza-CE, n.06, p. 53-64, 2004.
6 Uma proposta de taxonomia para programas educacionais aplicados às organizações. Revista Anima, Fortaleza-CE, n.7, p. 27-35, 2005.
7 A Avaliação no Contexto Histórico Brasileiro Recente da Educação Superior. Avaliação (Campinas), Campinas-SP, v. 10, n.2, p. 83-95, 2005.
8 Construção Democrática de Princípios e Políticas de Desenvolvimento Humano: Uma Experiência no Banco do Nordeste do Brasil S/A. RAP – Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro-RJ, v. 1, n.2005, p. 26-42, 2005.
9 O Caminho de Ida e Volta no Método Marxiano: Uma Trajetória Histórica do Método até a sua Formulação. Contextus. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 4, p. 53-65, 2006.
10 Gestão de Competências: Valorizando Estrategicamente as Pessoas nas Organizações Cearenses. Suffragium (TRE-CE), v. 2, p. 55-63, 2006.
11 Avaliação de Programas nos Campos da Educação e da Administração: Ideias para um Projeto de Melhoria ao Modelo de Kirkpatrick. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, v. 5, p. 199/2e.-216, 2007.
12 Qualidade de Atendimento na Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). Análise a Luz do Modelo SERVQUAL. Revista da FA7, v. 1, p. 91-110, 2009.
13 Gestão de Sistemas de Recompensas: Estudo de Caso em Indústria com Programa de Remuneração Estratégica Focado na “RESOURCE-BASED MANAGEMENT THEORY”. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, v. 1, p. 4, 2009.
14 Gestão do Conhecimento e Avaliação de Programas Educacionais: Projeto Aplicado às Cooperativas do Estado do Ceará. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, v. 2, p. 37-55, 2010.
15 A Epistemologia de Gaston Bachelard: Uma Ruptura com as Filosofias do Imobilismo. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 45, p. 393/2-406, 2011.
16 Competências profissionais requeridas pelas organizações: percepção dos alunos de curso de Mestrado em Administração e Controladoria. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 17, p. 272-306, 2011.
17 Abordagens Humanista e Organizacional na Educação Corporativa. Conhecimento Interativo, v. 6, p. 101-123, 2012.
18 Morfologia das Competências: Análise da Produção Científica Brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 6, p. 1-16, 2012.
19  Avaliação de Programas de Gestão por Competências: um Estudo em Organizações da Região Metropolitana de Fortaleza – CE. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 8, p. 167-194, 2012.
20 Avaliação dos Desafios Relacionados às Práticas Docentes em Instituições de Ensino Superior. Revista Expressão Católica, v. 1, p. 3-7, 2012.
21 Avaliação e Planejamento Para o Desenvolvimento Institucional: Estudos Sobre as Missões de Universidade Brasileiras e Suas (Im)Pertinências. Revista Educação em Debate, v. 33-35, p. 55-77, 2013.
22 A gestão por competência e as funções de recursos humanos: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 19, p. 678-740-740, 2013.
23 Psicodrama em sala de aula: expressão do ato espontâneo e criativo. Vida e Educação (Fortaleza), v. 7, p. 23-25, 2013.
24 Análise Crítica dos Processos de Comunicação em Projetos no Setor de Engenharia de uma Unidade de Refino da Petrobras. Qualit@s (UEPB), v. 14, p. s/n-s/n, 2013.
25 Cultura e Mudança Organizacional em Instituição de Ensino Superior: uma visão administrativa. Revista Expressão Católica, v. 2, p. 17-26, 2013.
26 História da Avaliação Institucional do Ensino Superior Brasileiro: Um Recorte entre os Anos 1970 a 2010. Revista Iberoamericana de Educación (ONLINE), v. 63/1, p. 1-14, 2013.
27 Revolvendo o Passado da Avaliação Educacional e Algumas Repercussões na Escola. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 155-171, 2013.
28 Metodologias de Planejamento Estratégico: uma análise de modelos adotados em organização hospitalar. Revista Expressão Católica, v. 2, p. 72-81, 2013.
29 Modelo de excelência em gestão: percepção dos gestores de organizações públicas do estado do Ceará. Gestão Pública: Práticas e Desafios, v. V, p. 107-126, 2014.
30 Avaliação da gestão da rede salesiana de ensino no município de Fortaleza/CE. Revista Educação e Linguagem, v. 1, p. 9-21, 2014.
31 Lágrimas na chuva: reflexão epistemológica sobre desumanização e desperdício da tecnologia educacional. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 48, p. 4-19, 2014.
32 Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 127-146, 2014.
33 Contribuição das Concepções Avaliativas para a Gestão Democrática na Escola. Revista Expressão Católica, v. 03, p. 84-89, 2014.
34 Avaliação Institucional: Delineando Novas Tendências Relacionadas à Gestão Escolar. Revista Eletrônica Acta Sapientia, v. 1, p. 1-15, 2015.
35 Produtividade Organizacional: Estratégias de Melhoria com as Práticas do Pedagogo Organizacional. Revista Expressão Católica, v. 4, p. 1-15, 2015.
36 Avaliação, Gestão e Política de Capacitação no Serviço Público. FFBUSINESS, v. 13, p. 1-20, 2015.
37 Avaliação Educacional: uma perspectiva histórico-conceitual. Revista Educação e Linguagem, v. 2, p. 59-68, 2015.
38 Fundamentos da Avaliação Educacional e Práticas Investigativas no Processo Educativo. Revista Educação e Linguagem, v. 2, p. 49-58, 2015.
39 Aprendizagem Organizacional: Contribuições do Pedagogo ao Desenvolvimento do Capital Intelectual. Revista Expressão Católica, v. 4, p. 9-16, 2015.
40 Formação Inicial de Professores para Tutoria com Uso de TDIC. Revista Educação e Linguagem, v. 3, p. 12-23, 2016.
41 Avaliação do Programa Social Bolsa Família a partir dos critérios do GesPública: estratégia e planos, processos e pessoas. Linhas (Florianópolis. Online), v. 17, p. 337-360, 2016.
42 Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 10, p. 34-49, 2016.
43 O Racionalismo Crítico de Karl Popper: Conjecturas e Teorias. Revista Trabalho e Sociedade, v. 4, p. 1-19, 2016.
44 As ações de extensão e suas contribuições para o discente de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Experiência – Revista Científica de Extensão, v. 3, p. 20-39, 2017.
45 Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, p. 1009-1034, 2017.
46 Avaliação da organização do espaço escolar na percepção docente: um estudo realizado em escolas da rede pública municipal de Fortaleza/CE. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, p. 9-21, 2017.
47 Avaliação e gestão da autossustentabilidade organizacional: estudo de caso em Faculdade Particular de Fortaleza-Ceará. Revista Educação em Questão (ONLINE), v. 55, p. 240-270, 2017.
48 Gestão Educacional e os Desdobramentos Práticos para a Ação Educativa. Faculdade Cearense em Revista, v. 2, p. 22-27, 2018.
49 Epistemologia dos modelos em avaliação institucional: um estudo sobre o Spaece-alfa adotado pelo governo do Estado do Ceará/Brasil. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 7, p. 11-24, 2018.
50 Programa de Desenvolvimento de Equipes (PRODE): Estudo Avaliativo no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Departamento Regional Ceará. Boletim Técnico do SENAC, v. 45, p. 131-153, 2019.
51 Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 18463-18476, 2019.
52 Trabalho docente e as influências de forças coercitivas: um estudo em uma universidade privada. Teoria e Prática em Administração, v. 9, p. 92-104, 2019.
53 Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da regional 1 em tecnologias digitais. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, p. 1, 2019.
54 Design de experiência de aprendizagem: avaliação do modelo Addie e contribuições para o ensino a distância. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, p. 1, 2019.
55 Avaliação e Gestão dos Conflitos na Organização Educacional. Revista Educação em Debate, v. 83, p. 67-84, 2020.
56 Professor, ensino e avaliação: uma perspectiva à luz do racionalismo bachelardiano. Devir Educação, v. 4, p. 272-290, 2020.
57 Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, p. 622-639, 2020.
58 Reflexões acerca dos Aspectos Necessários para a Prática Psicopedagógica: Considerações sobre o Ato de Avaliar / Reflections About The Aspects Necessary For Psychopedagogical Practice: Considerations About The Evaluation Act. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 83798-83810, 2020.
59 Algoritmos de Avaliação: Modelagem e Aplicação no Estudo da Evasão Discente. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 31, p. ?, 2020.
60 Responsabilidade social universitária sob a ótica da autoavaliação de um instituto federal de educação. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, p. 1-16, 2020.
61 Avaliação dos efeitos de gerenciamento em escolas da rede pública estadual localizadas em Fortaleza/CE: um retrato dos fatores de planejamento, organização, direção e controle na modalidade de Educação Profissional. Research, Society and Development, v. 9, p. e485997100, 2020.
62 Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial (PEDG): Estudo Avaliativo no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) Qualit@as (UEPB), v. 21, p. 22-42, 2020.
63 O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 19713-19724, 2020.
64 Avaliação da Gestão no Ensino Técnico Profissional: Implicações da Reforma do Ensino Médio. Política e Gestão Educacional (ONLINE), v. 24, p. 347-371, 2020.
65 Narrativas sobre avaliação e Design Universal no ensino superior do estado do Ceará, Brasil. Linhas (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 21, p. 341-362, 2020.
66 Local Economic Development (LED) and Public Policies (PPs): Foundations and Agenda For The Retail Sector In Brazil. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI), v. 5, p. 1-15, 2020.
67 Avaliação das variáveis de suporte psicossocial e material: impacto do Projeto Primeiro Passo em Fortaleza, Ceará, Brasil. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-23, 2020.
68 Sistema de Avaliação do Ensino Municipal: Pesquisa Avaliativa à Luz da Metodologia Quadripolar. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 18, p. 180-199, 2020.
69 Variabilidade das Despesas das Universidades Federais no Período de 2012 a 2017. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, p. 1-22, 2020.
70 Análise da prática docente quanto ao desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Itarema-CE. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3,p.15140-15152 mar.. 2020.
71 Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará. Devir Educação, v. 5, p. 224-248, 2021.
72 O comportamento dos docentes estrangeiros da Universidade Federal do Ceará no âmbito da autogestão de carreira. Research, Society and Development, v. 10, p. e26910212401, 2021.
73 Modelagem de Equações Estruturais e os testes de seleção – Caso do vestibular da Universidade Estadual do Ceará. Ensaio (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 1, p. 1-24, 2021.
74 A Percepção dos docentes do PARFOR sobre a aprendizagem no ensino remoto. Política e Gestão Educacional (ONLINE), v. 26, p. e022124-25, 2022.
75 Isomorfismo institucional e cultura organizacional de uma empresa de distribuição: um estudo de caso. Revista de Gestão e Secretariado, v. 13, p. 1796-1817, 2022.
76 Aderência às alavancas de controle estratégico: estudo de caso em uma empresa metal-mecânica / Adherence to the levers of strategic control: a case study in a metal-mechanic company. Brazilian Journal of Development, v. 8, p. 47400-47417, 2022.
77 Avaliação Centrada na Mudança: Efeitos do Programa Mais Educação na Diminuição da Evasão. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 11, p. 1-21, 2022.
78 Articulação de Agenda de Políticas Públicas (PPs): Práticas Para o Setor de Varejo no Brasil. Qualit@as (UEPB), v. 22, p. 62-77, 2022.
79 Metodologia para avaliação de efeitos em educação: o caso do Prêmio Escola Nota Dez. Meta: Avaliação, v. 15, p. 811-835, 2023.
80 Reflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 104, p. 1-15, 2023.
81 Knowledge management: a study with managers in the oil, gas and biofuels sector. Concilium (English Language Edition), v. 23, p. 508-523, 2023.
82 Avaliação e Design Universal de Aprendizagem: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil. Teias (Rio de Janeiro), v. 24, p. 208-229, 2023.
83 Estruturas Essenciais de Metodologias Ativas: Um Estudo no Segmento de Educação Corporativa. Adminisração: Ensino e Pesquisa (RAEP)
84 Avaliação dos fatores relacionados ao modelo design universal de aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 39, p. 1-23, 2023.
85 Desenvolvimento, articulação política e relacionamento institucional: diagnóstico de atuação do Sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, v. 8, p. 78-103, 2023.
86 O Eixo de Gestão do Programa Mais PAIC e a Formação Pedagógica: Análise de Satisfação Centrada na Avaliação do Consumidor. Revista Valore, v. 8, p. 1-17, 2023.
87 Maturidade em Gestão Estratégica na Administração Pública. Delos: Desarrollo Local Sostenible, v. 17, p. 1-33, 2024.
88 Research Model Canvas: Aplicação em Planejamento de Pesquisas Acadêmicas. Aracê. Direitos Humanos em Revista, v. 6, p. 4744-4764, 2024.
89 Avaliação Qualitativa das Estruturas Essenciais: um olhar para Universidades Corporativas da Região Metropolitana de Fortaleza. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 5, p. e024006, 2024.
90 Data Envelopment Analysis (DEA): uma análise da eficiência no Spaece das escolas estaduais da região 4 do município de Fortaleza (CE) Revista Ensaio (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 32, p. 1-27, 2024.
91 Caso da Ong XYZ: Avaliação & Gestão de Programas no Terceiro Setor. Caderno Pedagógico (LAJEADO. ONLINE), v. 21, p. 1-45, 2024.
92 Programa de implantação (proimplantar) aplicado a conselhos consultivos e estratégicos nas organizações. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, v. 16, p. e4532, 2024.
93 Aprendizagem e competências empreendedoras de artesãs no Ceará. Caderno Pedagógico (LAJEADO. ONLINE), v. 21, p. e2918, 2024.
94 Avaliação em larga escala no Ceará e no Piauí na visão de especialistas em educação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 5, p. e024003, 2024.
95 Gestão estratégica e governança organizacional: o caso da secretaria das finanças de fortaleza. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, v. 15, p. 1-23, 2024.
96 Modelo de Gestão Estratégica e por Resultados: Caso Prático Na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH). Contemporânea – Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, p. 2948-2967, 2024.
97 Dilemas epistemológicos e conflitos curriculares nos cursos de licenciatura em Música do IFCE: avaliação centrada em especialistas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Rev. Pemo, v. 7, p. e14285, 2025.

 

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