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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE)

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Ord. Artigo Publicados   Periódico
1 Gestão e Inovação na Organização do Trabalho: Uma Abordagem sobre as Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), Fortaleza-CE, v. 7, n.1, p. 23-36, 2001.
2 Gestão e Inovação na Organização do Trabalho: uma Abordagem Histórico-Teórico-Crítica e Implicações em Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. REAd. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre-RS, n.19, 2001.
3 Inovação na Gestão Organizacional e Tecnológica: Conceitos, Evolução Histórica e Implicações para as Micro, Pequenas e Médias Empresas no Brasil. Revista Produção Online, FLARIANÓPOLIS-SC, v. 3, n.2, 2003.
4 Avaliação de Programas Gerenciais de T&D: Uma Proposta de Metodologia Flexível em Construção. Revista Eletrônica de Administração & Negócios, PORTUGAL, 2003.
5 Educação Empresarial: Uma Proposta de Taxonomia para Programas Educacionais Aplicados às Organizações. Revista da Faculdade Christus, Fortaleza-CE, n.06, p. 53-64, 2004.
6 Uma proposta de taxonomia para programas educacionais aplicados às organizações. Revista Anima, Fortaleza-CE, n.7, p. 27-35, 2005.
7 A Avaliação no Contexto Histórico Brasileiro Recente da Educação Superior. Avaliação (Campinas), Campinas-SP, v. 10, n.2, p. 83-95, 2005.
8 Construção Democrática de Princípios e Políticas de Desenvolvimento Humano: Uma Experiência no Banco do Nordeste do Brasil S/A. RAP – Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro-RJ, v. 1, n.2005, p. 26-42, 2005.
9 O Caminho de Ida e Volta no Método Marxiano: Uma Trajetória Histórica do Método até a sua Formulação. Contextus. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 4, p. 53-65, 2006.
10 Gestão de Competências: Valorizando Estrategicamente as Pessoas nas Organizações Cearenses. Suffragium (TRE-CE), v. 2, p. 55-63, 2006.
11 Avaliação de Programas nos Campos da Educação e da Administração: Ideias para um Projeto de Melhoria ao Modelo de Kirkpatrick. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, v. 5, p. 199/2e.-216, 2007.
12 Qualidade de Atendimento na Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). Análise a Luz do Modelo SERVQUAL. Revista da FA7, v. 1, p. 91-110, 2009.
13 Gestão de Sistemas de Recompensas: Estudo de Caso em Indústria com Programa de Remuneração Estratégica Focado na “RESOURCE-BASED MANAGEMENT THEORY”. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, v. 1, p. 4, 2009.
14 Gestão do Conhecimento e Avaliação de Programas Educacionais: Projeto Aplicado às Cooperativas do Estado do Ceará. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, v. 2, p. 37-55, 2010.
15 A Epistemologia de Gaston Bachelard: Uma Ruptura com as Filosofias do Imobilismo. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 45, p. 393/2-406, 2011.
16 Competências profissionais requeridas pelas organizações: percepção dos alunos de curso de Mestrado em Administração e Controladoria. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 17, p. 272-306, 2011.
17 Abordagens Humanista e Organizacional na Educação Corporativa. Conhecimento Interativo, v. 6, p. 101-123, 2012.
18 Morfologia das Competências: Análise da Produção Científica Brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 6, p. 1-16, 2012.
19  Avaliação de Programas de Gestão por Competências: um Estudo em Organizações da Região Metropolitana de Fortaleza – CE. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 8, p. 167-194, 2012.
20 Avaliação dos Desafios Relacionados às Práticas Docentes em Instituições de Ensino Superior. Revista Expressão Católica, v. 1, p. 3-7, 2012.
21 Avaliação e Planejamento Para o Desenvolvimento Institucional: Estudos Sobre as Missões de Universidade Brasileiras e Suas (Im)Pertinências. Revista Educação em Debate, v. 33-35, p. 55-77, 2013.
22 A gestão por competência e as funções de recursos humanos: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 19, p. 678-740-740, 2013.
23 Psicodrama em sala de aula: expressão do ato espontâneo e criativo. Vida e Educação (Fortaleza), v. 7, p. 23-25, 2013.
24 Análise Crítica dos Processos de Comunicação em Projetos no Setor de Engenharia de uma Unidade de Refino da Petrobras. Qualit@s (UEPB), v. 14, p. s/n-s/n, 2013.
25 Cultura e Mudança Organizacional em Instituição de Ensino Superior: uma visão administrativa. Revista Expressão Católica, v. 2, p. 17-26, 2013.
26 História da Avaliação Institucional do Ensino Superior Brasileiro: Um Recorte entre os Anos 1970 a 2010. Revista Iberoamericana de Educación (ONLINE), v. 63/1, p. 1-14, 2013.
27 Revolvendo o Passado da Avaliação Educacional e Algumas Repercussões na Escola. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 155-171, 2013.
28 Metodologias de Planejamento Estratégico: uma análise de modelos adotados em organização hospitalar. Revista Expressão Católica, v. 2, p. 72-81, 2013.
29 Modelo de excelência em gestão: percepção dos gestores de organizações públicas do estado do Ceará. Gestão Pública: Práticas e Desafios, v. V, p. 107-126, 2014.
30 Avaliação da gestão da rede salesiana de ensino no município de Fortaleza/CE. Revista Educação e Linguagem, v. 1, p. 9-21, 2014.
31 Lágrimas na chuva: reflexão epistemológica sobre desumanização e desperdício da tecnologia educacional. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 48, p. 4-19, 2014.
32 Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 127-146, 2014.
33 Contribuição das Concepções Avaliativas para a Gestão Democrática na Escola. Revista Expressão Católica, v. 03, p. 84-89, 2014.
34 Avaliação Institucional: Delineando Novas Tendências Relacionadas à Gestão Escolar. Revista Eletrônica Acta Sapientia, v. 1, p. 1-15, 2015.
35 Produtividade Organizacional: Estratégias de Melhoria com as Práticas do Pedagogo Organizacional. Revista Expressão Católica, v. 4, p. 1-15, 2015.
36 Avaliação, Gestão e Política de Capacitação no Serviço Público. FFBUSINESS, v. 13, p. 1-20, 2015.
37 Avaliação Educacional: uma perspectiva histórico-conceitual. Revista Educação e Linguagem, v. 2, p. 59-68, 2015.
38 Fundamentos da Avaliação Educacional e Práticas Investigativas no Processo Educativo. Revista Educação e Linguagem, v. 2, p. 49-58, 2015.
39 Aprendizagem Organizacional: Contribuições do Pedagogo ao Desenvolvimento do Capital Intelectual. Revista Expressão Católica, v. 4, p. 9-16, 2015.
40 Formação Inicial de Professores para Tutoria com Uso de TDIC. Revista Educação e Linguagem, v. 3, p. 12-23, 2016.
41 Avaliação do Programa Social Bolsa Família a partir dos critérios do GesPública: estratégia e planos, processos e pessoas. Linhas (Florianópolis. Online), v. 17, p. 337-360, 2016.
42 Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 10, p. 34-49, 2016.
43 O Racionalismo Crítico de Karl Popper: Conjecturas e Teorias. Revista Trabalho e Sociedade, v. 4, p. 1-19, 2016.
44 As ações de extensão e suas contribuições para o discente de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Experiência – Revista Científica de Extensão, v. 3, p. 20-39, 2017.
45 Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, p. 1009-1034, 2017.
46 Avaliação da organização do espaço escolar na percepção docente: um estudo realizado em escolas da rede pública municipal de Fortaleza/CE. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, p. 9-21, 2017.
47 Avaliação e gestão da autossustentabilidade organizacional: estudo de caso em Faculdade Particular de Fortaleza-Ceará. Revista Educação em Questão (ONLINE), v. 55, p. 240-270, 2017.
48 Gestão Educacional e os Desdobramentos Práticos para a Ação Educativa. Faculdade Cearense em Revista, v. 2, p. 22-27, 2018.
49 Epistemologia dos modelos em avaliação institucional: um estudo sobre o Spaece-alfa adotado pelo governo do Estado do Ceará/Brasil. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 7, p. 11-24, 2018.
50 Programa de Desenvolvimento de Equipes (PRODE): Estudo Avaliativo no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Departamento Regional Ceará. Boletim Técnico do SENAC, v. 45, p. 131-153, 2019.
51 Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 18463-18476, 2019.
52 Trabalho docente e as influências de forças coercitivas: um estudo em uma universidade privada. Teoria e Prática em Administração, v. 9, p. 92-104, 2019.
53 Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da regional 1 em tecnologias digitais. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, p. 1, 2019.
54 Design de experiência de aprendizagem: avaliação do modelo Addie e contribuições para o ensino a distância. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, p. 1, 2019.
55 Avaliação e Gestão dos Conflitos na Organização Educacional. Revista Educação em Debate, v. 83, p. 67-84, 2020.
56 Professor, ensino e avaliação: uma perspectiva à luz do racionalismo bachelardiano. Devir Educação, v. 4, p. 272-290, 2020.
57 Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, p. 622-639, 2020.
58 Reflexões acerca dos Aspectos Necessários para a Prática Psicopedagógica: Considerações sobre o Ato de Avaliar / Reflections About The Aspects Necessary For Psychopedagogical Practice: Considerations About The Evaluation Act. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 83798-83810, 2020.
59 Algoritmos de Avaliação: Modelagem e Aplicação no Estudo da Evasão Discente. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 31, p. ?, 2020.
60 Responsabilidade social universitária sob a ótica da autoavaliação de um instituto federal de educação. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, p. 1-16, 2020.
61 Avaliação dos efeitos de gerenciamento em escolas da rede pública estadual localizadas em Fortaleza/CE: um retrato dos fatores de planejamento, organização, direção e controle na modalidade de Educação Profissional. Research, Society and Development, v. 9, p. e485997100, 2020.
62 Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial (PEDG): Estudo Avaliativo no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) Qualit@as (UEPB), v. 21, p. 22-42, 2020.
63 O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 19713-19724, 2020.
64 Avaliação da Gestão no Ensino Técnico Profissional: Implicações da Reforma do Ensino Médio. Política e Gestão Educacional (ONLINE), v. 24, p. 347-371, 2020.
65 Narrativas sobre avaliação e Design Universal no ensino superior do estado do Ceará, Brasil. Linhas (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 21, p. 341-362, 2020.
66 Local Economic Development (LED) and Public Policies (PPs): Foundations and Agenda For The Retail Sector In Brazil. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI), v. 5, p. 1-15, 2020.
67 Avaliação das variáveis de suporte psicossocial e material: impacto do Projeto Primeiro Passo em Fortaleza, Ceará, Brasil. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-23, 2020.
68 Sistema de Avaliação do Ensino Municipal: Pesquisa Avaliativa à Luz da Metodologia Quadripolar. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 18, p. 180-199, 2020.
69 Variabilidade das Despesas das Universidades Federais no Período de 2012 a 2017. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, p. 1-22, 2020.
70 Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará. Devir Educação, v. 5, p. 224-248, 2021.
71 O comportamento dos docentes estrangeiros da Universidade Federal do Ceará no âmbito da autogestão de carreira. Research, Society and Development, v. 10, p. e26910212401, 2021.
72 Modelagem de Equações Estruturais e os testes de seleção – Caso do vestibular da Universidade Estadual do Ceará. Ensaio (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 1, p. 1-24, 2021.
73 A Percepção dos docentes do PARFOR sobre a aprendizagem no ensino remoto. Política e Gestão Educacional (ONLINE), v. 26, p. e022124-25, 2022.
74 Isomorfismo institucional e cultura organizacional de uma empresa de distribuição: um estudo de caso. Revista de Gestão e Secretariado, v. 13, p. 1796-1817, 2022.
75 Aderência às alavancas de controle estratégico: estudo de caso em uma empresa metal-mecânica / Adherence to the levers of strategic control: a case study in a metal-mechanic company. Brazilian Journal of Development, v. 8, p. 47400-47417, 2022.
76 Avaliação Centrada na Mudança: Efeitos do Programa Mais Educação na Diminuição da Evasão. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 11, p. 1-21, 2022.
77 Articulação de Agenda de Políticas Públicas (PPs): Práticas Para o Setor de Varejo no Brasil. Qualit@as (UEPB), v. 22, p. 62-77, 2022.
78 Metodologia para avaliação de efeitos em educação: o caso do Prêmio Escola Nota Dez. Meta: Avaliação, v. 15, p. 811-835, 2023.
79 Reflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 104, p. 1-15, 2023.
80 Knowledge management: a study with managers in the oil, gas and biofuels sector. Concilium (English Language Edition), v. 23, p. 508-523, 2023.
81 Avaliação e Design Universal de Aprendizagem: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil. Teias (Rio de Janeiro), v. 24, p. 208-229, 2023.
82 Estruturas Essenciais de Metodologias Ativas: Um Estudo no Segmento de Educação Corporativa. Adminisração: Ensino e Pesquisa (RAEP)
83 Avaliação dos fatores relacionados ao modelo design universal de aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 39, p. 1-23, 2023.
84 Desenvolvimento, articulação política e relacionamento institucional: diagnóstico de atuação do Sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, v. 8, p. 78-103, 2023.
85 O Eixo de Gestão do Programa Mais PAIC e a Formação Pedagógica: Análise de Satisfação Centrada na Avaliação do Consumidor. Revista Valore, v. 8, p. 1-17, 2023.
86 Maturidade em Gestão Estratégica na Administração Pública. Delos: Desarrollo Local Sostenible, v. 17, p. 1-33, 2024.
87 Research Model Canvas: Aplicação em Planejamento de Pesquisas Acadêmicas. Aracê. Direitos Humanos em Revista, v. 6, p. 4744-4764, 2024.
88 Avaliação Qualitativa das Estruturas Essenciais: um olhar para Universidades Corporativas da Região Metropolitana de Fortaleza. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 5, p. e024006, 2024.
89 Data Envelopment Analysis (DEA): uma análise da eficiência no Spaece das escolas estaduais da região 4 do município de Fortaleza (CE) Revista Ensaio (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 32, p. 1-27, 2024.
90 Caso da Ong XYZ: Avaliação & Gestão de Programas no Terceiro Setor. Caderno Pedagógico (LAJEADO. ONLINE), v. 21, p. 1-45, 2024.
91 Programa de implantação (proimplantar) aplicado a conselhos consultivos e estratégicos nas organizações. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, v. 16, p. e4532, 2024.
92 Aprendizagem e competências empreendedoras de artesãs no Ceará. Caderno Pedagógico (LAJEADO. ONLINE), v. 21, p. e2918, 2024.
93 Avaliação em larga escala no Ceará e no Piauí na visão de especialistas em educação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 5, p. e024003, 2024.
94 Gestão estratégica e governança organizacional: o caso da secretaria das finanças de fortaleza. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, v. 15, p. 1-23, 2024.
95 Modelo de Gestão Estratégica e por Resultados: Caso Prático Na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH). Contemporânea – Revista de Ética e Filosofia Política, v. 4, p. 2948-2967, 2024.
96 Dilemas epistemológicos e conflitos curriculares nos cursos de licenciatura em Música do IFCE: avaliação centrada em especialistas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Rev. Pemo, v. 7, p. e14285, 2025.

 

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