Research Model Canvas
A pesquisa científica é um processo estruturado, guiado por métodos e técnicas, que busca encontrar respostas para perguntas específicas, cujo planejamento adequado é fundamental para garantir que esta seja exitosa e produza resultados confiáveis, criteriosamente validados. O planejamento da pesquisa científica é, portanto, uma etapa fundamental que define a estrutura e a direção do estudo a ser realizado. Um bom planejamento não apenas orienta o pesquisador na execução do trabalho, mas também assegura que os objetivos da pesquisa sejam atingidos de maneira eficaz. Embora não haja regras fixas acerca da elaboração de um projeto, geralmente segue-se uma estrutura que começa com a definição de um problema e sua delimitação, seguida da formulação de hipóteses, definição de objetivos, justificativa, referencial teórico e metodologia, descritos e apresentados em forma de um documento textual.
Mas seria o texto corrido a única forma válida e eficaz de se estruturar o planejamento de uma pesquisa?
Baseado em Design Science, na filosofia pragmática, no pensamento abdutivo, na teoria do Visual Thinking, e em preceitos modernos de neurociência, têm surgido desde a década de 1980 ferramentas inovadoras de planejamento de projetos aplicáveis a diversas áreas do conhecimento, dentre as quais podemos destacar o Design Thinking, o Business Model Canvas, e o Project Model Canvas. Cuja proposta é apresentar, de uma forma concisa e sistemática, todos os elementos do planejamento de projetos em um único canva, tela ou folha. Seguindo essa linha de raciocínio foi propomos uma nova alternativa para o planejamento da pesquisa acadêmica, o Research Model Canva (RMC).
O que é como funciona o RMC?
Trata-se de uma ferramenta, amplamente aplicada e validada em disciplinas de pós-graduação em Educação e Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão (GPAGE), apresentada a partir de arquivo template no Software Microsoft Excel que objetiva oferecer, em um canva, uma folha de papel A4, o planejamento essencial da pesquisa acadêmica e/ou organizacional a ser realizada, utilizando como modelo o método quadripolar.
Para conhecer melhor a ferramenta, compreender o seu funcionamento e aplicá-la em suas pesquisas, acesse o artigo: RESEARCH MODEL CANVAS: APLICAÇÃO EM PLANEJAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS.
Clique aqui para conhecer ou tirar dúvidas acerca do método quadripolar.
Você pode também baixar os Templates do RMC em formato PDF e Excel.
Referências
LIMA, Marcos Antonio Martins; FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra. Research Model Canvas: aplicação em planejamento de pesquisas acadêmicas. Revista Aracê, São José dos Pinhais, v.6, n.3, p.4744-4764, 2024.